sexta-feira, 30 de maio de 2008

>>>>> TOINHO ALVES <<<<<

TOINHO ALVES – QUINTETO VIOLADO
“... O colar perde uma de suas contas ...”

O músico foi encontrado morto em seu apartamento, em Candeias – Jaboatão dos Guararapes - PE, no final da manhã da quinta (29/05/2008). Familiares tentaram entrar em contato com ele por telefone, durante a manhã, mas as chamadas não foram atendidas.
Seu filho Dudu Alves, também músico do Quinteto, tinha a chave da casa do pai e resolveu procurá-lo. Toinho (64 anos) foi encontrado morto na varanda do seu apartamento.
A causa da morte confirmada no atestado de óbito foi enfarto, que aconteceu por volta das 23:30h da quarta-feira.
Toinho nasceu em 22/09/1943 e era natural de Garanhuns, cidade do Agreste pernambucano. Veio de uma família de músicos e teve a oportunidade de aprender música antes de ser alfabetizado. Em sua cidade, participou da Banda Municipal e herdou dos monges beneditinos o gosto pelo canto. Antes de abraçar a carreira musical, foi engenheiro químico no Recife, porém o palco passou a ser a sua vida.

Na primeira metade dos anos 60 criou o grupo vocal Os Bossa Norte, do qual também fizeram parte Naná Vasconcelos e Marcelo Melo. O Quinteto surgiu em 1971 com a proposta de misturar elementos eruditos e populares, fazendo uma música que não desvirtua nenhuma de suas origens e resulta numa rica combinação rítmica. A idéia de formar o Quinteto surgiu quando integrava o TVU-3, grupo musical vinculado à TV Universitária, do qual também faziam parte Luciano Pimentel (bateria) e Sérgio Kyrillos (piano).
Em uma apresentação com Fernando Filizola e Marcelo Melo (convidados) ele percebeu que aquilo ali poderia render muito mais:
surge então o Quinteto Violado.


Toinho (Voz e contrabaixo) foi o responsável pela coordenação musical dos arranjos, repertório, produção artística dos discos e direção musical dos espetáculos.
A pesquisa musical e a vivência dos instrumentistas resultaram num trabalho muito original.



Aquí fica a minha homenagem à você!!!
Que Deus ilumine a sua nova trajetória!!!

Muita luz!!!

Nenhum comentário: