quinta-feira, 15 de maio de 2008

>>>>> NORDESTINANDO <<<<<


O FOLE DE OITO BAIXOS REVISITADO

(Luiz Gonzaga)


A Prefeitura do Recife oferece pela primeira vez uma oficina de oito baixos ministrada por um dos grandes gênios deste instrumento, Luizinho Calixto. A oficina vai disponibilizar vários instrumentos para manuseio, exibição de documentários, explicar um pouco da afinação e o repasse da experiência e a genialidade desse grande mestre. A oficina será realizada em dois períodos na Casa do Carnaval no Pátio de São Pedro. As turmas serão limitadas a dez alunos por turno. O curso se realizará de 19 a 23 de maio de 2008. O público alvo do curso destina-se, preferencialmente, à músicos iniciados ou iniciantes, conhecedores do instrumento.


(Sivuca)

UM POUCO DO QUE É A SANFONA DE OITO BAIXOS NO NORDESTE BRASILEIRO
No Nordeste brasileiro a sanfona de oito baixos recebe uma afinação diferente da que é montada na fábrica. Por isso a tradição nordestina é única e difere da forma de executar o instrumento em outras regiões do Brasil e do mundo.

A sanfona de oito baixos é um instrumento que pode ser considerado a matriz do forró .Grandes representantes da música instrumental executada com a sanfona iniciaram ouvindo e tocando o oito baixos, como Luiz Gonzaga, Sivuca, Oswaldinho e Dominguinhos. Grande parte dos instrumentos ainda hoje utilizados tem cerca de 50 a 70 anos, e foram preservados graças ao trabalho de afinadores criativos.
Desprezada pela mídia e indústria fonográfica , a sanfona de oito baixos passa por um momento de esquecimento, não existindo o interresse de novos sanfoneiros em continuar está arte, portanto é preciso preservar os mestres tocadores existentes e estimular as novas gerações a conhecer e valorizar a arte dos oito baixos.


(Arlindo dos oito baixos)

(Chiquinha Gonzaga)


RELEASE DE LUIZINHO CALIXTO

Luizinho Calixto , nasceu de uma família de instrumentistas da sanfona de 08 baixos. Tudo começou com Seu Dideus, o pai de quatro sanfoneiros, o primeiro deles é Zé Calixto, depois Bastinho Calixto, João Calixto, e o caçula Luizinho Calixto, que começou a tocar sanfona de 8 baixos com 10 anos de idade.

Luizinho Calixto morou no Rio de Janeiro, na década de 70 quando gravou seu primeiro disco, intitulado "VAMOS DANÇAR FORRÓ". Nessa época teve a oportunidade de tocar com Sivuca, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, são 11 discos gravados entre vinil e cds, foi várias vezes a Europa, mostrou sua arte em várias países PORTUGAL, ESPANHA e FRANÇA.


(Dominguinhos)


SERVIÇO:
Oficina: O Fole de 8 Baixos Revisitado
Ministrado por: Luizinho Calixto
Local: Casa do Carnaval (Pátio de São Pedro)
Data: 19 a 23/05
Horário: Turma 1 – 9h as 12h / Turma 2: 14h as 17h
*Vagas Limitadas*
Mais Informações: 81 3232-2835
Produção: 8898-2118 (Bianca Simpson)
9955-6741 (Anselmo Alves)
komunicacao@kwanza.com.br

Nenhum comentário: