segunda-feira, 28 de abril de 2008

>>>>> FESTA DA LAVADEIRA <<<<<

PROGRAMAÇÃO COMPLETA



Festa que acontece no Dia do Trabalhador terá como pontos de destaques: encontro de mestres populares, encontro dos três patrimônios culturais do Brasil, apresentação do único maracatu de Fernando de Noronha, integração de 14 municípios e melhor infra-estrutura física.


Tudo pronto para a realização da maior festa de Cultura Popular do país. Ela acontece há 21 anos, todo 1º de maio, na praia do Paiva, litoral sul de Pernambuco. Este ano, o grande lance da festa está na reunião de 14 municípios pernambucanos em torno de suas manifestações mais populares. Segue em anexo a grade de programação dos quatro palcos que compõe o evento e ainda a programação da Rua da Lavadeira, onde alguns grupos farão evoluções no chão. Entre eles, está causando a maior curiosidade o baque do maracatu Nação Noronha, o primeiro a ser formado no arquipélago, que também pela primeira vez irá sair para uma apresentação for a da ilha.

Este ano, o palco da Mata será especial dentro da Lavadeira. Tudo por conta da presença nele das três manifestações que são patrimônio cultural do Brasil. O frevo está representado pela apresentação do Clube Carnavesco Marim dos Caetés, às15h. O samba de roda da Bahia virá representado por vários mestres do gênero, a partir das 16h. Em seguida, show dos tocadores e casais de dançarinos do belo e sensual Tambor de Crioula do Maranhão, representado por vários mestres do gênero. A noite será encerrada pelo Coco Raízes de Arcoverde.

Haverá este ano algumas estréias na festa, que costuma trazer grupos que fazem sucesso e são sempre queridos dos seus frequentadores, como é o caso do Coco Raízes. Este ano, de novidade, a presença de dois maracatus rurais. Um com nome inusitado e único, o Maracatu Carneiro Manso, que junto com o Maracatu Rural Leão Africano, vai apresentar a sambada e depois a evolução tradicional dos caboclos de lança.

O Reisado de Boa Vista de Garanhuns, a Mazurca de Agrestina e o Coco de Santa Luzia de Caetés formam um trio de estreantes na Lavadeira, extremamente representativos das nossas riquezas culturais, algumas perdidas e reencontradas com muito vigor e qualidade. Severino dos 8 Baixos, de Feira Nova, irá fazer uma dupla com o Mestre Arlindo dos Baixos. Ronaldo Aboiador, também estreante, irá fazer uma dupla com Aécio dos 8 Baixos (irmão de Arlindo). Galo Preto tem uma história que precisa ser valorizada e anunciada. Com 65 anos de coco, tem uma das vozes mais bonitas do gênero, um repertório riquíssimo e uma batida bem dançante.

O Reisado Imperial do Mestre Geraldo, com oitenta e três anos de idade, resiste. Praticamente o único em toda região metropolitana, temos a alegria de poder lhe oferecer um dos palcos da festa. Mestre Ferreira, um veterano da ciranda, pouco conhecido pela falta de oportunidade, vai criar uma das rodas de comunhão. Maracatu Nação Noronha, com a proposta de nos unir aos irmãos da ilha mais famosa do Brasil, também estreia na festa este ano. Afoxé Omim Sabá e o Afoxé Oyá Alaxé, vão participar pela primeira vez. Uma conquista da União dos Afoxés de Pernambuco, que nos solicitou já há alguns anos a participação de outros afoxés na Festa da Lavadeira que não fossem dos mais antigos. Criamos o cortejo para inserir mais dois Afoxés em nossa programação de maneira definitiva.

Os Palhaços Piriquitos do Zumbi é uma outra novidade. Irá integranr o Bloco Marinho da Lavadeira, ao lado dos Bonecos Gigantes de Olinda, do Cavalo Marinho Boi Pintado e dos Bonecos Mirins de Olinda, cópias dos Bonecos Gigantes de Olinda, em tamanho menor.Para finalizar, teremos a Orquestra de Tambores de Alagoas como última apresentação no Palco da Mata, formada por um grupo de músicos que retomam seus valores e tradições afro culturais. E fora estas novidades... alguns veteranos já amigos da Festa da Lavadeira, do povo e da nossa história que está sendo contada.


♪♪♪♪♪ RUA LAVADEIRA ♪♪♪♪♪

12h - SAMBA DE RODA DA BAHIA
13h - MARACATU NAÇÃO NORONHA
14h - AFOXÉ OMIM SABÁ
15h - BLOCO MARINHO DA LAVADEIRA – BONECOS GIGANTES DE OLINDA - PALHAÇOS PIRIQUITOS DO ZUMBI E BONECOS MIRINS.
16h - AFOXÉ OYÁ ALAXÉ
17h - SAMBA DE RODA DA BAHIA




♪♪♪♪♪ PALCO DO MAR ♪♪♪♪♪

10h - CABOCLINHOS 7 FLEXAS
11h - BONGAR COCO XAMBÁ
12h - AFOXÉ YLÉ DE EGBÁ
13h - MARACATU NAÇÃO ESTRELA BRILHANTE DO RECIFE
14h - ESCOLA DE SAMBA GIGANTE DO SAMBA
15h - AFOXÉ ALAFIN OYÓ
16h - MARACATU NAÇÃO LEÃO COROADO
17h - ESCOLA DE SAMBA PRETO VELHO
18h - AFOXÉ POVO DE ODÉ
19h -CIRANDA DE JOÃO DA GUABIRABA


♪♪♪♪♪ PALCO DA TERRA ♪♪♪♪♪

10h - PRETINHAS DO CONGO – GOIANA
”Quase 80 anos de existência”
11h - AÉCIO DOS 8 BAIXOS - CABO e RONALDO ABOIADOR
12h - MESTRE FERRUGEM
13h - SEU LUIS PAIXÃO - CONDADO
14h - ARLINDO DOS 8 BAIXOS E SEVERINO DOS 8 BAIXOS
– FEIRA NOVA
15h - GALO PRETO
“Comemorando 65 anos de coco”
16h - REIZADO IMPERIAL DO MESTRE GERALDO
“O último reizado vivo da Região Metropolitana”
17h - AFOXÉ OXUM PANDÁ
18h - CIRANDA DO MESTRE FERREIRA
19h - COCO RENASCER – CABO


♪♪♪♪♪ PALCO DO VENTO ♪♪♪♪♪

11h- BOI DO MESTRE DIÉ – CABO
12h - COCO DO MESTRE GOITÁ - CABO
REISADO DE BOA VISTA -GARANHUNS
13h - MAZURCA DE AGRESTINA
“Com D. Amara de 106 anos de idade e amor a Mazurca”
14h - COCO DE SANTA LUZIA – CAETÉS
“Cidade onde nasceu o presidente Lula”
15h - PASTORIL DO VÉIO XAVECO
”Praticamente o único existente”
16h - SAMBA DE VÉIO DE PETROLINA
“Comunidade da Ilha de Massangano”
17h - SAMBA DE RODA DA BAHIA


♪♪♪♪♪ PALCO DA MATA ♪♪♪♪♪

10h - ASSOCIAÇÃO DOS BACAMARTEIROS DO CABO
11h e 12h - SAMBADA DO MARACATU RURAL
CARNEIRO MANSO - GLORIA DO GOITÁ
E MARACATU RURAL LEÃO AFRICANO - NAZARÉ DA MATA
13h - MESTRE SALUSTIANO E A RABECA ENCANTADA
14h - SELMA DO COCO
“Lançando o novo CD “Bodas de Ouro”“.
15h - CLUBE CARNAVALESCO MARIM DOS CAETÉS
Representando o FREVO - PE
Patrimônio Cultural do Brasil
16h - SAMBA DE RODA DA BAHIA
COM ENCONTRO DE MESTRES
Patrimônio Cultural do Brasil
17h - TAMBOR DE CRIOULA DO MARANHÃO
E COM ENCONTRO DE MESTRES
Patrimônio Cultural do Brasil
18h - MARACATU NAÇÃO PORTO RICO
19h - COCO RAÍZES DE ARCOVERDE

Contatos para entrevista:

Produtor: Eduardo Melo (92529154)
www.festadalavadeira.com.br

Assessoria de comunicação:
Bianca Simpson (81 - 8898-2118)


♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪♪

Nenhum comentário: