sábado, 10 de março de 2012

É NECESSÁRIO QUE A GENTE TOME CONTA DA NOSSA POLÍTICA!



Todos juntos mudaremos este país!


Vamos abrir os olhos de verdade!!!




O que nós estamos sofrendo no Brasil com os maus políticos, com os corruptores, com os altos índices de impostos, com a péssima qualidade de vida, de saneamento básico, com a falta de segurança pública, com o péssimo sistema de saúde, com a educação inadequada, etc,etc... são ainda reflexos do “medo” de uma ditadura cruel, vivida por nossos pais e avós, numa época terrível, de restrições, de privações, em que milhares de pessoas morreram de forma brutal. 




Eram jovens universitários, politizados, inteligentes, com ideologias, de liberdade de expressão, artistas, compositores, escritores, jornalistas, enfim, uma gama infinita de intelectuais que não suportavam mais tanta repressão e começaram a se organizar para se defenderem do regime esmagador.


 Essas pessoas eram “antenadas” nas mudanças que o povo urgia e que ao mesmo tempo abafava seu grito, por puro medo de morrer. O povo tinha que engolir em seco!!! Foram pessoas muito bem preparadas, estudadas, que tinham um sonho de libertação. Elas defendiam a democracia com unhas e dentes e trabalharam até as últimas consequências para que o Brasil tivesse um futuro mais leve, exatamente como é esta democracia 

vivida nos dias atuais.





 Se você perguntar hoje à algum jovem o que ele sabe sobre o processo de democratização do Brasil, ele vai dar de ombros! Ele nem imagina quanta gente bonita, jovem, competente, cheia de vida e de sonhos, foi exterminada! Ele não tem ideia da gravidade, nem do que as pessoas sofreram! Claro que “já ouviram falar”... mas, não se ativeram aos fatos na íntegra! Se perguntar a esse mesmo jovem por exemplo, sobre a “Censura”, que era o anjo da morte daqueles dias, com certeza também ele não saberá explicar claramente. Agora imagina só você fazer uma música e não poder divulga-la, defende-la, canta-la!? Censura na música, censura nos jornais e em tudo o que pudesse vir a “ferir” aos militares da ditadura, donos da “tal verdade”. A ditadura militar foi uma época de cão! Ninguém podia falar o que pensava! Ninguém podia ter opinião! Falar em liberdade de escolha? Meu Deus!!! Era morte certa! 


Os assassinos do regime militar (alguns ainda estão vivos, beirando os cem anos) eram impiedosos. Verdadeiras cópias Tupiniquins de Hitler. Foi um período tenebroso no nosso país tropical. 

Quantos pais, quantas mães, ainda têm esperanças de obter uma notícia sobre o paradeiro dos seus filhos, que foram brutalmente torturados, assassinados e enterrados só Deus sabe aonde? 


Lembro que meus pais (compositores e músicos) deixaram de participar dos eventos musicais da época porque suas obras tinham que passar pelo crivo da Polícia Federal, pela CENSURA FEDERAL e eles temiam a perseguição... Quantos artistas desistiram do seu talento por isso? As pessoas eram obrigadas a “não pensar em política” e tinham muito medo de tudo que envolvia o tema. Quando se começava a falar em política numa roda de amigos, numa festa ou outro grupo qualquer de pessoas reunidas, em que o assunto dizia respeito aos direitos do povo, ao comunismo, do que realmente acontecia dentro do regime militar, ou do sumiço de alguém que se conhecia, como se fossem autômatos, rapidamente procuravam mudar de assunto ou mesmo davam no pé, para não se complicarem! Quem era besta de morrer por emitir uma opinião? 
A partir dessa situação as pessoas começaram então a falar assim: - Ah! Eu não gosto de política! ou – Vamos mudar de assunto? Eu Odeio política!!! Esta foi a forma que “eles” arranjaram para se protegerem daquele sistema assassino e que virou um hábito, cultuado até os dias de hoje. Em nome desse comportamento, o processo democrático quase parou no tempo e no espaço e todos nós perdemos muito com isso e deixou de herança o estigma da opressão e morte: a palavra POLÍTICA! 


Alguns conseguiram sobreviver à toda essa carnificina, porque conseguiram fugir se exilando em diversos países do mundo, sumindo literalmente do mapa! Desse exílio nasceram grandes políticos, que ao regressarem ao Brasil, pelos “benefícios do AI 5”, conseguiram formar uma frente democrática nacional que possibilitou o processo da democracia tão sonhada. Essa geração sofrida, se tornaram aliados, distribuídos por diversos partidos, deu vez e voz ao povo! 


Em 1984 nasceu o conflito civil com o movimento reunindo partidos políticos, sindicatos, artistas, músicos, compositores, estudantes, civis e lideranças jornalísticas com o DIRETAS JÁ , exigindo a liberdade de votar para Presidente da República. 


O povo então pôde falar ATRAVÉS DO VOTO DIRETO, de ter livre expressão, de ir e vir, sem ter que morrer por isso! O povo tem o poder e não sabe disso ainda! 


Fernando Collor de Melo assumiu a presidência do Brasil em 15 de março de 1990, para depois trair a confiança do povo brasileiro com seu péssimo governo! 

OS “CARAS-PINTADAS” ( o povo nas ruas ) cansados de tantas armações, foram às ruas pedir “Fora Collor”, que não esperou a consolidação do Impeachmeant que seria em dezembro e renunciou em setembro de 1992. 






O POVO MOSTROU O SEU PODER!!! 

Hoje é diferente, mais fácil! Temos os meios para pesquisar sobre o passado político do Brasil e o melhor, dos candidatos às eleições. Temos que escolher o que é melhor para o povo sempre! É a nossa obrigação!!! Existem pessoas boas e más. O mesmo acontece na política: existem os bons políticos e os maus. O que eu observo hoje, neste ano de 2012 de tantas promessas eleitoreiras, é que ainda há resquícios desse comportamento errado, que virou cultura do povo! As pessoas preferem ficar “EM CIMA DO MURO” simplesmente POR MEDO! Por quê? Se é exatamente essa “política” quem define e determina tudo na nossa vida cotidiana? Por quê? Nós já temos a liberdade de expressão que custou o sangue e lágrimas de milhares de brasileiros e os meios de pesquisa para escolhermos os candidatos através do FICHA LIMPA e a Lei de TRANSPARÊNCIA!!! 


Estamos cansados de sermos roubados! Vamos investigar seus passados e mandatos! Vamos escolher candidatos que realmente se preocupem com nosso futuro! Vamos escolher políticos decentes, que cumpram o que prometeram de verdade! Vamos nos lembrar de suas campanhas e suas promessas e o mais importante: COBRAR o que foi prometido! Vamos acabar com esta postura feia e infantil do esquecimento! Não podemos mais esquecer dos candidatos em que votamos! Sinto muita vergonha do povo, que vende seu voto por 10 tijolos! Sinto pena desse mesmo povo, que por causa da generalizada covardia e ignorância política da maioria, que poderia muito bem ajudar nesse processo democrático, mas se mantém covardemente omissos, enquanto os porcos fazendo suas sujeiras, permanecem no poder e riem às custas do dinheiro público!!! São esses ditos ignorantes políticos quem “mantém” esses crápulas lá no Congresso, nas Câmaras, nas Assembleias, nas Prefeituras e nos Governos!!! São esses quem “mantém” essa corja de ladrões, que não estão nem aí para o povo!!! Desse povo sofrido que vive abaixo da linha de miséria!!! 




ACORDEM!!! 


Vamos banir os maus políticos com o nosso voto, usando a cabeça..., pensando.... usando as informações que podemos ter pela internet, para fazer valer os nossos direitos! Vamos conversar com as pessoas mais humildes! Vamos esclarecer para eles o universo político como também às pessoas que estão “em cima do muro”! Vamos ler os jornais regularmente, assistir aos noticiários, acabar com a desinformação, o relaxamento, a acomodação, a falta de coragem de assumir e de ser dono do seu próprio voto, dono da sua própria opinião, vamos enfrentar a realidade, a qual seus filhos, sua família, seu trabalho, seu salário estão envolvidos.


CHEGA DE ELEGER PESSOAS ERRADAS! 

Pensem nisso!!! Democracia é responsabilidade!!!

Vamos investigar a vida dos candidatos através da lei FICHA LIMPA e começar a entender o que é ser UM BOM POLÍTICO e o que é ter UMA POLÍTICA HUMANIZADA, o que é ter UMA POLÍTICA DE VERDADE E COBRAR DELES!!!

CHEGA DE IGNORÂNCIA POLÍTICA! 







O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem de decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e o lacaio das empresas nacionais e multinacionais."  (Bertolt Brecht)


É VOCÊ QUEM DECIDE O FUTURO DE TODOS!


Um comentário:

jpinheiro.producoes@gmail.com disse...

Querida Rosana estou feliz em receber o seu blogger.Esta muito bom,recheado de história,e de fotos muito interssantes.Vou ler tudo com muito carinho e interesse.
Abraço carinhoso
Jacinta Pinheiro