quinta-feira, 19 de agosto de 2010

MIMO 2010


 
Um festival que mistura estilos em concertos espalhados por igrejas históricas de Olinda, Recife e João Pessoa. Essa é a MIMO – Mostra Internacional de Música em Olinda, que desde 2004 atrai milhares de fãs de música para se deliciarem com shows exclusivos, filmes inéditos e uma programação intensa de cursos na sua etapa educativa.



 
Oferecida gratuitamente ao público, seu foco está voltado para o acesso da população à execução e a compreensão da música de concerto em seus variados contextos, levando ao Nordeste atrações nacionais e internacionais de grande prestígio, que dificilmente chegam à região. Marcados pela diversidade de timbres, desde as formações camerísticas até as orquestrais, do erudito ao popular, e do clássico ao contemporâneo, os concertos da MIMO acumulam a cada ano um número maior de grandes nomes da música mundial. Nesta 7ª edição apresentamos Mike Stern Trio (EUA), Egberto Gismonti e Orquestra de Sopros da Pro-Arte, McCoy Tyner Trio com participação especial de Gary Bartz (EUA), Hugo Wolf Quartet (Áustria), Wagner Tiso, Fernando Portari e Rosana Lamosa, Jean Louis Steuerman, Duofel, Mario Canonge Trio (Martinica) e Isaac Karabtchevsky. Além destas atrações a MIMO traz também as Orquestras Sinfônicas de Barra Mansa, de Recife e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e trabalhos inovadores como o Duofel, Leo Gandelman e Novo Quinteto, Cristina Braga e Dado Villa-Lobos, Selmer#607 (França) e Antonio Madureira e Sergio Ferraz, entre muitos outros nomes de prestígio.


Além dos concertos, o público pode desfrutar do Festival MIMO de Cinema que têm a música como tema central de grandes filmes e onde gerações do cinema brasileiro podem apresentar suas atuais produções quase sempre inéditas no Nordeste.
Outro destaque da MIMO é a Etapa Educativa, onde estudantes de música enfrentam o desafio de apreender com mestres da música nacional e internacional. Isto se dá através de um extenso programa de cursos que abrange master classes, workshops, oficinas de formação de orquestra, curso de regência, Orquestra Sinfônica MIMO e o projeto MIMO para Iniciantes. Com o objetivo de unir forças entre dois expoentes brasileiros: a arte e a história, a MIMO iniciou suas atividades em Olinda, declarada há 28 anos pela Unesco como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. O evento cresceu, ganhou visibilidade em todo país e mais duas cidades entraram para o circuito em 2009, Recife e João Pessoa, ambas com rico e variado contexto histórico. Mais de 170 mil pessoas já prestigiaram os quase 100 concertos realizados desde sua primeira edição. O sucesso da MIMO está no resultado do investimento em novas idéias musicais, numa seleção criteriosa de atrações e atividades e na realização numa região do Brasil que vem dando excelente exemplo de preservação das suas tradições, sem portanto, deixar de ser referência de ponta para a cultura nacional.




Nenhum comentário: