sábado, 15 de março de 2008

>>MENS SANA IN CORPORE SANO<<

Vivemos numa era de apologia e cultuação ao nosso corpo físico.
Cuidamos muito da questão material e esquecemos de cuidar da nossa alma. Esta entidade a quem denominamos de “alma”, que está no fundo do nosso eu, é a nossa mente; é o nosso espírito encarnado neste corpo atual, que nos faz pensar, agir e sentir tudo o que nos acontece.

Quem nunca se perguntou sobre o que somos?
De onde viemos?
Sobre o que é a alma?
Por que pensamos?
Por que estamos aqui, vivendo todas as experiências da vida?
Por que sentimos coisas inexplicáveis?
Ficamos na maioria das vezes sem respostas.
A ciência nos explica muitas coisas de forma teórica; e a religião nos mostra que “tudo tem uma razão de ser e de existir”.
Ao meu ver, ciência e religião andam de mãos dadas.

Viemos das primeiras bactérias que se originaram na formação do planeta há milhões de anos atrás, evoluindo até os seres inteligentes dos dias atuais. Nessa caminhada pela eternidade, adquirimos ao longo das vidas passadas até a vida atual, hábitos, vícios e atitudes que ainda agridem de maneira mortal ao nosso corpo físico e mental, ao meio ambiente e principalmente ao nosso espírito.

A nossa mente nos rege; nos direciona tanto para o bem quanto para o mal, dependendo da sintonia que escolhemos e está na maioria das vezes completamente abandonada... morta de fome de reflexão, meditação e preces.

Ações e sentimentos negativos gerados na nossa alma, consequentemente se refletem no nosso corpo físico. Uma mente faminta da sintonia divina, não traz saúde física. É esta sintonia que nos protege e nos fortalece diante dos obstáculos e adversidades que vivenciamos diariamente.

Da mesma forma que alimentamos o nosso corpo, temos que alimentar a nossa alma. Quando esquecemos de cuidar da nossa espiritualidade, doenças graves são adquiridas.
Aparecem então as famosas doenças psicossomáticas e emocionais. Quando esquecemos de fazer preces, deixamos nossa alma à deriva, à mercê de tudo o que está no ar... tanto coisas boas quanto coisas ruins.

É preciso que alimentemos a nossa alma, sem esquecer de fazer antes mesmo de pedir, uma prece de agradecimento pela vida e por todas as vitórias. Perguntar: o que você fez de bom e de ruim em mais um dia de vida? Um ótimo sinal de reflexão.
Perdoou alguém? Magoou alguém?

Fazendo essa manutenção diária ao acordar e ao dormir, com preces simples, com energias de boa qualidade, limpa e pura como fazemos com os alimentos que ingerimos, vai gerar saúde física e mental, além de nos proteger contra todo o mal.

Infelizmente as pessoas só se lembram de rezar quando estão diante do perigo, das doenças e das perdas de uma forma geral.

Apesar do estresse, da violência urbana, das doideiras do dia-à-dia dos mortais, esse desejo é quase uma tarefa inatingível; porém não é impossível.

A solução seria buscar o ponto de equilíbrio.
O alimento do corpo é a comida.
O alimento do espírito é a oração, a meditação e a reflexão.

No caminho da evolução, temos que mudar as nossas más atitudes. Se conseguirmos mudanças em nosso eu,
teremos:

uma mente sã
e consequentemente um corpo são.
(MENS SANA IN CORPORE SANO)

Muita luz!!!

☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺☺

Nenhum comentário: